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Fluido de Freios

Publicado em 28/01/2014

O fluido de freio é o responsável por transmitir a força do pedal até as rodas. Por isso, ele deve receber atenção máxima.

O fluido é higroscópico, ou seja, ele absorve a umidade do ambiente. Por isso, independentemente da quilometragem, é preciso substituí-lo a cada 6 meses. A água prejudica o sistema de frenagem e forma bolhas na tubulação dos freios. Quando o fluido baixa, é preciso ver se há vazamento no sistema. Em caso negativo, isso é um sinal de que as pastilhas de freio estão gastas, puxando o líquido para compensar a diferença.

Poucos motociclistas dão a devida importância ao fluido de freio que é utilizado em suas motocicletas. Todos se preocupam as vezes em calibrar os pneus e trocar o óleo do motor, por exemplo. Mas deve-se também se lembrar de trocar o fluido de freio a cada 6 meses. Essa simples substituição garante a eficiência de todo o sistema de frenagem da motocicleta.

Outro ponto que faz a diferença é a versão do fluido de freio. Existem três tipos no mercado: DOT 3, DOT 4 e DOT 5. Quanto maior o número do DOT, mais seguro é, por ter uma temperatura de ebulição mais alta.

Outro problema que acontece com certa freqüência e o aquecimento no sistema de frenagem. Isso ocorre geralmente em descidas de serra ou em motocicletas usadas na pista de competição. Nessas condições utiliza-se muito o sistema de freio o que acaba fazendo com que o fluido entre em ebulição. Assim, quando acionamos o pedal ou o manete do freio, comprimimos essas bolhas de ar, o que diminui a pressão das pastilhas sobre o disco de freio, prejudicando a ação da frenagem. É por isso que uma temperatura de ebulição do fluido de freio mais alta é mais eficiente.

A umidade também danifica o sistema de freios. Por ser mais densa que o óleo, a água que entrar no reservatório vai descer. Na parte mais baixa do sistema estão o cilindro de roda e o cilindro mestre, que são feitos de ferro fundido. Se a água chegar até essas peças, elas sofrerão corrosão. Por todas essas razões o fluido de freio deve ser trocado da maneira correta para não prejudicar o sistema.

Fonte: Revista Mecânica Online

RONALDO CECHELLA .´.
HANGAR 44 MOTOS

 

 

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